Monday, March 11, 2019

Como funciona o SINE

seguro desemprego 2019

Você sabe o que é o Sistema Nacional de Emprego, o SINE? Trata-se de um órgão do governo federal do Brasil, sob a alçada do extinto Ministério do Trabalho e Emprego e administrado por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário, cujas competências foram transferidas para a pasta do Ministério da Economia.

Objetivos do SINE

O objetivo do SINE é, em linhas gerais, fazer a intermediação entre mão-de-obra e contratantes, controlando, por meio de suas agências em todo o país, o pagamento do seguro-desemprego e apoiando o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).

Em adição a isso, o SINE prevê outras medidas relacionadas a esses objetivos primários, como por exemplo a organização e sistematização das informações sobre o mercado de trabalho, a identificação do trabalhador por meio de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o fornecimento de subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra.

Note-se que boa parte desses esforços foram reduzidos devido ao sucesso do Sistema S no Brasil (SEBRAE, SENAC, SENAI etc.), que hoje é alvo de propostas de redução e diminuição de atividades por parte do Ministro Paulo Guedes.

Em suma, a função do SINE se restringe ao requerimento do seguro desemprego 2019 ou da Carteira de Trabalho, a oferta de cursos de qualificação profissional e a intermediação entre mão-de-obra e empregadores.

Atendimento SINE

A forma de atendimento e método de contratação pode variar conforme o estado em que se encontra o SINE.

Em geral, o trabalhador deve comparecer a uma unidade física portando currículo e CTPS, de modo a fornecer dados pessoais para o cadastro e possível contratação. Ou então, em alguns casos, há a possibilidade do trabalhador fazer um cadastro na página online do Portal do Trabalhador e se candidatar a vagas de emprego pela internet, indo até a agência do SINE apenas para pegar a carta de encaminhamento.

Você sabe o que é essa carta? É uma carta encaminhada ao empregador sempre que essa relação é intermediada pelo SINE, de modo a comprovar que o candidato à vaga passou pela triagem feita pelo sistema e que, portanto, tem o perfil delineado pela empresa para aquele cargo específico.

Vagas de emprego SINE

Entre as vagas mais ofertadas pelo SINE temos cargos técnicos na indústria e prestação de serviço, incluindo o serviço doméstico.

Via de regra, as vagas disponíveis no SINE não apresentam salários muito altos e nem são empresas de médio e grande porte. Estas, na maior parte dos casos, preferem fazer os seus próprios processos seletivos, sem a intervenção do SINE.

Por outro lado, o sistema é muito procurado pelas micro e pequenas, com poucos recursos para investir em processos seletivos e divulgação de vagas. A demanda é, de fato, muito maior por parte deste último tipo de empresa.

A boa notícia é que as micro e pequenas empresas constituem a maioria no ambiente econômico e, portanto, no mercado de trabalho. Quer isso dizer que a oferta de vagas de emprego é muito maior, e o SINE atua como intermediário para facilitar a relação.



from
http://www.pmportoesperidiao.com.br/como-funciona-o-sine/

No comments:

Post a Comment